domingo, 18 de maio de 2014

Inseto raro

O primeiro show que assisti foi 'Inseto Raro', levada pelas mãos de meu irmão-escritor, Marcelino Freire.
- Fabiana, você não acredita na cantora maravilhosa que descobri. Você precisa conhecer. Vamos ao show?
Não titubiei e lá fomos para o teatro onde Titane se apresentaria em São Paulo. Falo de pelo menos uns 16 anos atrás.
O espetáculo tinha a assinatura do já consagrado diretor João das Neves e Titane se apresentava com o excelente violonista e parceiro musical Gilvan de Oliveira.
Terceiro sinal. Uma plateia de cabaré, intimista, pertinho da arena. Uma nota e Titane adentrava com toda a majestade que carrega dos pés a garganta. Sua voz fez uma catarse no meu corpo e transbordei. Ali, pela segunda vez na vida - a primeira foi Maria Bethânia num show ao vivo - tive a certeza do que eu, ainda num futuro incerto, definiria como caminho para a vida.
Titane é espécie rara. Em tudo. Na voz de soprano agudíssima, rascante, portentosa, certeira, visceral. Na intérprete que não desperdiça uma única sílaba, suspiros e pausas. Na mulher que dança rainha e cria esperanças com o seu corpo brincante. No amor e militância pela cultura popular e todos os seus descendentes que embala no coração.
Titane é de Oliveira/MG onde o Congado faz o verde do capim. De onde este 'Inseto Raro' se alimenta e voando ajuda muitos de nós a enxergar melhor. Com beleza. Amor.
Na semana seguinte a este show, lá estávamos eu e Marcelino em Campinas novamente para aplaudir e chorar. É muito grande vê-la. Derrama a gente.
Hoje, cantora, te agradeço Titane e continuo seguindo os seus passos como o bom aluno que não esquece os Mestres. Salve!
No vídeo abaixo, ela interpreta 'Tirana da Rosa' com Gilvan de Oliveira.
http://m.youtube.com/watch?v=mJHQH6jugsk

Nenhum comentário:

Postar um comentário